Shoe Committee

Portugueses

Algae Collection I

PortuguesesCelia VenturaComment
Balluta_CyanoBlack_SS19.png

A marca portuguesa Ballūta apresenta Algae Collection I como a sua terceira colecção e o primeiro passo para uma abordagem trans-sazonal e mais sustentável ao design.

Inspirada nas origens da vida, a Algae Collection convida-nos a olhar para o nosso passado para redescobrir infinitas possibilidades para o futuro. A inspiração aquática revela-se através de contornos botânicos, acabamentos em verniz e saltos marmoreados cuja sensação orgânica é equilibrada pelo contraste com o forro branco e as solas robustas que acrescentam natureza urbana a um design conceptual.

Desenhada e produzida em Portugal, um país reconhecido pelo seu calçado de alta qualidade, a marca continua a beneficiar da experiência de um grupo de artesãos qualificados, utilizando técnicas tradicionais e materiais ecológicos vegan de excelência, incluindo o da gáspea, criado a partir de poliéster reciclado.

Balluta_ChromistaYellow_SS19.png

 Algae Collection I: shoes for thought

A colecção é composta por 3 designs - Cyano, Chromista e Rhizaria - e cada um deles estará disponível em duas cores distintas. Os nomes dos modelos foram inspirados pela diversidade de organismos denominados Algas: desde diatomáceas unicelulares a algas gigantes.

Com esta coleção “o nosso objetivo era refletir sobre uma das questões mais urgentes de hoje - a da contaminação dos oceanos com plástico - mas, simultaneamente, enaltecer a extraordinária capacidade de regeneração da Natureza através de um foco nas algas e no seu potencial multifacetado: ao absorver CO2 , controlando a poluição, ao agir como fertilizante, como fonte de energia e também pelo seu valor nutricional ”, afirma a fundadora e diretora criativa da Ballūta, Catarina Pedroso.

 Os preços de venda ao público variam entre €375 e €455, e estão disponíveis na Nude Fahion Store (PT), Fair Bazaar (PT), The Wearness (DE) e em www.balluta-shoes.com.

Balluta_RhizariaWhite_SS19.png
Balluta_SS19_algaecollection_CYANO.jpg
Balluta_SS19_algaecollection_RHIZARIA.jpg

Spondylus de Luis Onofre

PortuguesesCelia VenturaComment
Luis Onofre SS19 Campaign1.jpg

Do olho vermelho dos Incas até ao Velho Oeste, a coleção Spondylus de Luis Onofre inspira-se na ideia de objeto de prestigio, que tem tanto de natural como de sagrado. Transpondo essa multiplicidade de referências, que compõem um equilíbrio de opostos sempre presente nas coleções da marca, a campanha procurou integrar valores que cruzam tanto épocas quanto estéticas.

Fotografada por Frederico Martins na Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão) a campanha ilustra um ambiente marcado pela austeridade futurista dos anos 70 em contraste com elementos disruptivos e marcadamente contemporâneos como uma estética no gender que destaca o denim ou o cabedal. A campanha foi protagonizada pela manequim Raquel Brito, com  styling de Fernando Bastos Pereira, maquilhagem de Patrícia Lima e cabelos de Rui Rocha.

Luis Onofre SS19 Campaign2.jpeg
Luis Onofre SS19 Campaign4.jpg
Luis Onofre SS19 Campaign3.jpg
Luis Onofre SS19 Campaign6.jpg
Luis Onofre SS19 Campaign5.jpg

Spondylous 

PortuguesesCelia VenturaComment
4226LISO.02MF_340EUROS.jpg

Spondylous – o ouro vermelho dos incas – é um dos pontos de partida da coleção Primavera-Verão 2019 de Luis Onofre. Inspirando-se na ideia de objeto de prestigio, que tem tanto de natural como de sagrado. Surge uma coleção que também viaja até à iconografia do Velho Oeste, para que a identidade de cada sapato resulte numa multiplicidade de referências que compõem um equilíbrio.

4232_723EUROS.jpg
4274.01MF_338EUROS.jpg
4236.02MF_433EUROS.jpg
4312S‡FRENTE_298EUROS.jpg
4289SW.01_453EUROS.jpg
4282_415EUROS.jpg

Ballūta

PortuguesesCelia VenturaComment

Como é que eu ainda não conhecia a Balluta? É uma marca vegan portuguesa com sapatos muito cool para mulheres cosmopolitas. A Balluta tem tudo o que gosto, e me identifico, modelos diferentes onde a utilização da cor faz toda a diferença.

Desenhada e produzida em Portugal, a marca utiliza técnicas tradicionais e materiais ecológicos de excelência que refletem o seu compromisso com a sustentabilidade.

A Ballūta foi uma das 12 marcas selecionadas por um prestigiado júri para o evento de Emerging Designers da MICAM, entre centenas de candidaturas, para figurar nas próximas duas edições da maior feira de calçado do mundo, de 10 a 13 de fevereiro e 15 a 18 de Setembro de 2019, em Milão.

De acordo com Catarina Pedroso, CEO e fundadora da Ballūta, “é uma honra enorme termos sido a única marca portuguesa escolhida para entrar na categoria de Emerging Designers e podermos estar lado a lado com os top players do sector. É uma motivação extra para continuarmos a apostar na inovação e qualidade e um passo importante para a internacionalização da marca”.

Collections-AW18.jpg
Collections-AW18_4.jpg
Screen Shot 2018-11-29 at 23.10.04.png